O Fabrico Aditivo ao serviço da indústria dos moldes
 
As tecnologias de Fabrico Aditivo (FA) consolidam-se cada vez mais como alternativas de elevado valor acrescentado no panorama da indústria dos moldes. No âmbito do projeto TOOLING4G foram desenvolvidas e implementadas várias tecnologias que permitem a verificação e validação destas potencialidades, nomeadamente de deposição direta de energia (DED).

No caso de estudo específico da Intermolde, um molde específico para moldação de garrafas foi analisado e submetido ao workflow “tradicional” para um processo de DED. Inicialmente procedeu-se a uma análise de características a otimizar, usando técnicas de Design para Fabrico Aditivo (DfAM), assim como a identificação de materiais compatíveis de aportar novas capacidades ao molde. O molde em questão é um molde em fim de vida, que como objeto de estudo, irá ver o seu tempo de vida útil estendido após requalificação.

O caso de estudo encontra-se em fase de testes com diferentes materiais e análise das estratégias de deposição dos mesmos. Esta fase é crítica, pois determina a boa execução da aplicação final pretendida – a extensão do ciclo de vida do molde. Em baixo, encontram-se duas imagens, uma do resultado obtido pelo processo de engenharia inversa aplicado (por scan tridimensional) e outra da instalação DED presente no INEGI.
 
 
 
Figura 1. Scan tridimensional de Molde para vidro
 
Figura 2. Instalação DED
 
 
Ferramentas multiprocesso para o fabrico de componentes para o setor automóvel
 
A indústria automóvel tem vindo a ser pressionada para reduzir as emissões, facto que tem conduzido ao desenvolvimento de soluções que contribuam para a redução do peso dos veículos, sendo que uma das soluções tem sido a substituição dos componentes metálicos por componentes em materiais compósitos ou componentes híbridos.

As empresas de moldes procuram posicionar-se nesta áreas, mas sabem que o cliente no setor automóvel é por natureza exigente e procura ferramentas ou moldes de elevada eficiência para assegurar elevadas cadências de produção, capacidade para garantir a qualidade requerida para o produto, e tudo isto ao menor custo possível.

Os moldes multiprocesso para materiais compósitos podem ser parte da solução, proporcionando a redução do número de operações necessárias à obtenção do componente final, perspetivando a redução do número de equipamentos e ferramentas. Mas, satisfazer o cliente automóvel exige, então, ferramentas e processos cada vez mais complexos, e que envolvem uma maior integração tecnológica.
 
Figura 3. Exemplo de componente automóvel produzido através one-shot: Braço de suspensão híbrido.

Os moldes multiprocesso além de reduzirem ou eliminarem a necessidade de transporte, podem contribuir para suprimir a necessidade de armazenamentos intermédios e a utilização de ferramentas independentes (para a componente de injeção associada à máquina de injeção, e para a componente da conformação plástica e de corte a ser montada numa outra máquina-ferramenta - prensa mecânica ou hidráulica).
 
Em fase de conceção e projeto os moldes multiprocesso requerem uma análise global das características das peças a produzir, dos processos tecnológicos a envolver, dos requisitos a atingir, e das principais dificuldades que do ponto de vista de processos de fabrico se colocam para implementação industrial.

O projeto TOOLING4G é um exemplo, entre outros projetos e iniciativas, que pretendem abrir portas a novas perspetivas e abordagens às ferramentas para novas tipologias de peças, e que perspetivam uma nova filosofia de molde que poderá ser aplicada numa elevada gama de peças que atualmente exige cadeias de fabrico mais longas, com evidentes benefícios económicos e ambientais.

Especificamente estão em desenvolvimento novas ferramentas multiprocesso para o fabrico de componentes em materiais compósitos de matriz termoplástica. E, estão em desenvolvimento novas ferramentas multiprocesso para o fabrico de componentes em metal e plástico, mas integrando outras operações como dobramento e furação de modo automático e num único ciclo, figura 4.

O TOOLING4G está a desenvolver e testar estas novas soluções para aferir da sua viabilidade e implementação no tecido industrial do Engineering & Tooling.
 
 
 
Figura 4. Molde multiprocesso (Exemplo).
 
A Computação de Alto Desempenho ao serviço das empresas de moldes e plásticos
 
Os trabalhos realizados no projeto mobilizador TOOLING4G alavancaram a montagem de uma candidatura entre a Universidade de Coimbra e o CENTIMFE na área da Computação de Alto Desempenho (HPC - High Performance Computing). Este que será o primeiro projeto português com a chancela da iniciativa SHAPE da rede europeia PRACE (Partnership for Advanced Computing in Europe), vai funcionar como prova de conceito na aplicação da tecnologia HPC na resolução de lacunas da indústria no desenvolvimento de peças e componentes para a indústria automóvel.

O projeto designa-se por “TOOLING4G | Minimize the airflow generated noise on automotive HVAC systems”, tem por base um problema identificado pela empresa IBER-OLEFF no projeto TOOLING4G, e que está relacionado com a produção de ventiladores inovadores que reduzam substancialmente o ruído dos sistemas de ar condicionado automóvel, que poderão ser integrados na próxima geração de automóveis elétricos.
 
 
 
 
 
Figura 5. Imagens de simulação de fluxo de ar.
 
 
© 2019-2020 Projeto Tooling4G