O projeto TOOLING4G pretende dar um contributo importante para a capacitação das empresas do cluster Engineering & Tooling, permitindo-lhes criar conhecimento interno que lhes possibilite concorrer a nível global e vencer os desafios do mercado. Para atingir este desiderato, o projeto tem vindo a criar conhecimento e tecnologia ao nível dos processos de fabrico híbrido, ferramentas/sistemas inteligentes, ferramentas eficientes para fabrico de produtos multimaterial, ferramentas multiprocesso, digitalização da indústria, e cadeias de produção sustentável “zero defeitos”.
 
 
Testes de injeção para estudo da força de extração
 
No âmbito do PPS2 – “Ferramentas / Sistemas Inteligentes” foram realizados testes de injeção com o Molde teste para estudar a influência da textura da superfície moldante na força de extração da peça.
O Molde de testes foi produzido pelo copromotor GECO, tendo a colaboração do copromotor TECNIMOPLAS. Este molde permite o acoplamento de vários postiços que apresentam uma superfície com diferente textura.
 
 
 
Figura 1a / 1b
Molde de teste montado na máquina de injeção
 
 
 
Estes testes permitiram estudar a influência de algumas condições de processamento (temperatura de injeção, temperatura do molde, velocidade de injeção e pressão de manutenção) sobre uma série de características do processo (pressão de injeção, tempo de injeção e tempo de extração) e sobre as características dimensionais de uma peça em plástico (dimensão da peça e contração). Entre as conclusões resultantes destes testes apresentam-se as seguintes de forma resumida:
 
  • O aumento da temperatura de injeção, provoca a descida da pressão de injeção;
  • O aumento da velocidade de injeção, provoca uma subida abrupta da pressão de injeção;
  • O aumento das temperaturas de injeção e do molde, provocam peças com maior contração;
  • O aumento da velocidade de injeção, provoca a descida do tempo de injeção;
  • O aumento da temperatura do molde e da pressão de manutenção, criam peças de menores dimensões;
  • Nenhuma das variáveis de processamento estudadas influencia o tempo de extração da peça.
 
 
Ferramentas multiprocesso
 
O TOOLING4G está a desenvolver e a testar novas soluções de moldes que integram várias operações como dobramento, furação e injeção num único ciclo com o objetivo de produzir componentes multimaterial, em metal e plástico.
 
 
 
Figura 2. Operações realizadas pelo molde multifuncional.
 
 
Um dos moldes multiprocesso já foi produzido e testado, e permitirá aferir a viabilidade da implementação industrial destas soluções.
 
 
 
Figura 3. Molde multifuncional na máquina de injeção e peça teste produzida
 
NOTÍCIAS
3ª reunião de consórcio do projeto TOOLING 4G
O projeto Mobilizador TOOLING4G realizou a sua 3ª reunião de consórcio no dia 14 de dezembro de 2020. Esta reunião contou com a presença virtual de 58 participantes, em representação dos 30 copromotores do consórcio, e alguns convidados.
 
Esta sessão decorreu em duas partes, a Reunião de Consórcio onde se tratou a execução técnica e administrativo-financeira do projeto, e que contou com apresentações de cada líder dos 7 PPS; e a Sessão Interna de Divulgação de Resultados na qual foram realizadas três apresentações: 1) Ensaios numéricos e experimentais para análise de ruído em ventiladores; 2) A robótica colaborativa na furação e no polimento; e 3) O desempenho ambiental das tecnologias de fabrico aditivo.
 
Webinar de fabrico aditivo
Decorreu no dia 25 de janeiro de 2021, por videoconferência, o webinar de disseminação de resultados do projeto Mobilizador TOOLING4G. O evento contou com a presença virtual de cerca de uma centena de participantes, provenientes da indústria e do meio académico e científico.
 
Este webinar teve como objetivo disseminar resultados do projeto TOOLING4G, ao que se associou o consórcio do projeto mobilizador Add.Additive que também apresentou alguns dos seus resultados. O evento foi moderado por Artur Mateus e António Silva do CDRSP, e seguiu a agenda abaixo.
Boas Vindas/ Introdução - António Baptista, CENTIMFE
Tecnologias de Cama de pó - Selective Laser Melting - Pedro Sereno, CDRSP
Tecnologias de deposição energética - Direct Energy Deposition - Isaac Ferreira, INEGI
A tecnologia de extrusão de pós metálicos (MEX = FFF ou FDMet) como a solução sustentável para o processamento aditivo de pós metálicos - Teresa Vieira, CEMMPRE
Tooling4G - Aplicação das tecnologias a casos de estudo - Luis Santos, EROFIO
Add.Additive - Apresentação do projeto e aplicação das tecnologias no ambito Add.Additive - Gonçalo Rodrigues, ADIRA
Discussão livre - Carlos Mougueira, TRUMPF
 
EVENTOS FUTUROS
Webinar “Para uma moldação por injeção inteligente”
 
Vai decorrer no dia 15 de março de 2021 o webinar de disseminação de resultados do projeto Mobilizador TOOLING4G que versará o tema “Para uma moldação por injeção inteligente”. Este webinar contará com a partilha da experiência de vários copromotores industriais sobre o tema do webinar, e com a apresentação de alguns dos resultados do projeto.
A fabricação inteligente obriga as empresas não só a redesigns dos seus produtos, mas também a reconfigurar e instrumentar adequadamente os seus sistemas de fabrico. O aumento de competividade e de qualidade dos produtos produzidos obriga, para uma fabricação inteligente, a que os parâmetros essenciais sejam medidos e rapidamente transmitidos, de modo a que se possuírem desvios, a corrigi-los com o máximo de eficácia. A fabricação inteligente depende do controlo atempado de diferentes parâmetros, em particular, no caso da moldação por injeção, da temperatura e pressão. As aproximações convencionais que tem vindo a ser adotadas não satisfazem adequadamente este desafio. O webinar pretende salientar como é possível conseguir, sem prejudicar a qualidade topográfica e dimensional do produto, diminuir just in time a possibilidade da ocorrência de defeitos durante o processamento, resultantes essencialmente da temperatura/pressão na cavidade moldante.
O webinar será moderado pelo CEMMPRE (Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos)

PROGRAMA
 
  1. Desafios da superfície moldante na injeção de polímeros (GLN- Molding the Future, Iber-Oleff Componentes Técnicos em Plástico, S.A., Moldit - Indústria De Moldes, S.A.)
  2. Soluções para otimização de novas superfícies de moldes no século XXI (TEandM)
  3. Sensorização: Temperatura e Pressão (CF-UM-UP, CENTI, CEMMPRE, IPN)
 
Webinar “Gestão Térmica do Molde”
 
Vai decorrer no dia 29 de março de 2021 o Webinar de disseminação de resultados do projeto Mobilizador TOOLING4G que versará o tema “Gestão Térmica do Molde”.
Este webinar contará com a partilha da experiência de vários copromotores industriais sobre o tema do webinar, e com a apresentação de alguns dos resultados do projeto.
 
 
© 2019-2021 Projeto Tooling4G